DESCRIÇÃO DO TREINAMENTO
Ensinar os conceitos essenciais da modelagem 3D paramétrica e variacional, usando o Autodesk Inventor, os quais possibilitarão a criação de modelos sólidos tridimensionais destinados à fabricação em escala industrial, protótipos para análise de tensão e simulação de funcionamento, catálogo de peças, criação de conjuntos com análise de interferências e impressão em 3D.
PÚBLICO
Dirigido àqueles que pretendem elaborar modelos e projetos industriais, produtos e movelaria bem como estudantes e profissionais de engenharia e cursos técnicos afins.
OBJETIVO
Que ao término do treinamento o usuário esteja apto a utilizar os recursos
de modelamento de sólidos paramétricos utilizando a tecnologia 3D, criar
conjuntos montados, vistas de apresentação e desenhos 2D vinculadas aos
modelos e utilizar os recursos de simulação de movimentos.
PRÉ-REQUISITOS
Obrigatório:
• Conhecimentos básicos em informática.
Sugerido:
• Conhecimentos em desenho técnico.
CARGA HORÁRIA
40h – 04h/dia = 10 dias sequenciados.
Períodos
:
Manhã - 08h30min às 12h30min
(10 manhãs 4h/manhã = 2 semanas.)
Tarde -14h às 17h45min
(10 tardes 4h/tarde = 2 semanas.)
Noite - 18h às 21h45min
(10 noites 3h45min/noite = 2 semanas.)
CONTEÚDO
Introdução e Modelamento Básico
• Inicializando / Interface / Filosofia do software;
• Ambiente Sketch;
• Ferramentas de criação de Sketches (linhas, circulos, arcos,
constraints etc);
• Criação de Features Básicas;
• Comandos de visualização (orbit, rotate, materiais etc);
• Criação de Work Features (work planes, work axes, work points);
Modelamento
• Criação de Features Localizadas;
• Edição de Sketches e Features;
• Design Elements;
• Criação de Features Avançadas;
• Comandos para exportação/importação de arquivos;
• Exercícios;
Desenho 2D e Detalhamento
• Criação de Vistas 2D;
• Criação de vistas de corte dinâmico;
• Edição de Vistas;
• Cotagem automática e manual;
• Detalhamento 2D;
• Exercícios;
Módulo de Chapas
• Criação de chapas;
• Desenvolvimento de chapas;
• Geração e detalhamento do blank da chapa;
Gerenciamento de Conjuntos
• Fazendo uma montagem;
• Restrições 3D;
• Animações do conjunto;
• Análises da montagem (Interferência, colisão, propriedades de
massa);
Apresentações
• Criação de Vistas Explodidas;
• Criando Apresentações;
• Adicionando Tweaks e Trails;
• Animando Apresentações;
Detalhamento do Conjunto
• Detalhamento do conjunto;
• Balões Automáticos;
• Configuração e inserção da lista de material;
Tecnologia Adaptive
• Sketches Adaptive;
• Features Adaptive;
• Componentes Adaptive;
• Montagens Adaptive;
Configurações e Impressão
• Configurações Gerais do software;
• Impressão; |